Como descobrir um servidor DHCP misterioso em sua rede? PDF Imprimir E-mail
Escrito por Edinaldo Oliveira   
Sex, 25 de Abril de 2014 22:44

Você já viveu o pesadelo de ter um servidor DHCP "clandestino" em sua rede fornecendo endereços fora do padrão correto de sua rede, impedindo os usuários de trabalharem e enlouquecendo você no processo? E pior: depois de hora percorrendo a rede, você descobre que aquele novo estagiário subiu um servidor "para testes" e é ele quem está causando o problema!

Neste arigo, escrito por Edinaldo Oliveira (originalmente publicado em http://www.cooperati.com.br/2014/04/24/como-descobrir-um-servidor-dhcp-misterioso-em-sua-rede/ e reproduzido aqui na íntegra), o autor apresenta uma ferramenta extremamente útil para resolver o problema, chamada DhcpExplorer. Confira!

 


 

Neste artigo vou falar sobre outro problema bastante recorrente no fórum Technet Brasil: problemas de conectividade em rede por conta de conflitos de ip’s (redes geralmente gerenciadas por DHCP), onde algumas estações, e até servidores, “misteriosamente” capturam um ip totalmente diferente do escopo registrado no servidor DHCP “oficial” da rede.

Vale lembrar que muitos outros dispositivos podem fornecer ip em uma rede, como MODEM ou Roteador, por exemplo, ou ainda, algum antigo servidor ou estação com o serviço de distribuição de ip ativado.

Neste tipo de situação, dependendo do tamanho da rede, pode ser complicado encontrar rapidamente o responsável pela distribuição dos ip’s, assim, geralmente sugiro a utilização de um aplicativo chamado “DHCP Explorer”, o qual se propõe a verificar em sua rede possíveis ip’s de estações/dispositivos que estão com o serviço de DHCP ativado.

O DhcpExplorer é ferramenta que permite descobrir os servidores DHCP na sua sub-rede local ou LAN. Isso é útil para servidores que supostamente não deveriam estar em sua rede (servidores DHCP), bem como verificar a saída esperada de servidores conhecidos. A ferramenta é projetada com uma interface amigável e fácil de usar.

dhcpexplorer

Segundo o fornecedor, a ferramenta é compatível com o Windows 8, 7, Vista e XP, e pode ser baixada neste site:
http://www.networksecurityhome.com/network_tools/dhcp_discovery/dhcp_discovery.html

Assim, sempre que uma estação obter um ip totalmente diferente do planejado em sua rede (e não estiver inserido manualmente), atente para o fato de ter algum outro dispositivo que possa estar gerando este ip, principalmente se o problema aparece de forma aleatória (tanto na mesma estação, como em outras)…isso é mais comum do que parece.

 


Fonte: http://www.cooperati.com.br/2014/04/24/como-descobrir-um-servidor-dhcp-misterioso-em-sua-rede/

Última atualização em Sex, 25 de Abril de 2014 22:56
 

comentários  

 
0 #1 DHCP Explorer 29-04-2014 10:39
Oi Talora, tudo bem?
Excelente dica para tratar um problema bastante recorrente em nossas vidas como administradores de ambientes.

Parabéns pelo artigo!

Abs.

Rodrigo Cardoso.
Citar
 

Comentar


Código de segurança
Atualizar