Virtualização móvel? PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Sex, 24 de Dezembro de 2010 02:46

Este artigo é uma prévia do que se pode esperar do Mobile Virtualization Plataform (MVP), a ser lançado pela VMware. Confira!

Você já imaginou rodar mais de um sistema operacional ao mesmo tempo? Ou ainda, poder rodar aplicativos de sistemas operacionais diferentes no mesmo equipamento? OK, isso não é novidade nenhuma no mundo dos computadores pessoais e chama-se virtualização. Mas e se o equipamento de que estamos falando for um computador de mão ou um smartphone? Já imaginou poder executar aplicativos Android, Symbian ou Windows Mobile (e, quem sabe, talvez até aplicativos do iPhone) em um mesmo smartphone, simultaneamente? Pois bem, essa parece ser a proposta da VMware, com o seu ainda por ser lançado "Mobile Virtualization Plataform", ou MVP

 

Android Virtualizado no Nokia N900 


A idéia atraiu o interesse da fabricante de eletrônicos LG, que busca aumetar sua participação no mercado de smartphones e vê essa tecnologia como um diferencial a ser incorporado em seus aparelhos. A tecnologia permitiria, por exemplo, que um usuário tivesse em seu smartphone duas configurações totalmente independentes - incluindo contatos, dados, documentos, contas de e-mail, etc -, uma para uso corporativo e outra para uso particular.

 

mvp02

 

Há ainda outras aplicações para essa tecnologia, tanto no âmbito doméstico quanto no corporativo. Em tese, a solução viabilizaria a utiização de aplicativos legados em PDAs e smartphones mais novos, ou ainda simplificaria a coexistência de aplicativos em processos de migração para novas plataformas. As possibilidade são inúmeras! Para o usuário doméstivo, pode inclusive significar o fim do dilema "Compro um smartphone com Android, Symbian ou Windows Mobile"?
 

mvp01


Os vídeos abaixo mostram um Nokia N800 e outro smartphone não identificado, ambos rodando Android e Windows CE, simultaneamente. A decepção fica por conta da data do lançamento, programado somente para 2012. Que tecnomaníaco não gostaria de ver essa solução rodando, imediatamente?

 



 

 

Fontes:

http://www.castroinfonet.com/sistemas-operacionais/symbian-android-e-windows-mobile-virtualizado-em-um-so-smartphone/

http://www.virtualizationpractice.com/blog/?p=8714&utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=vmware-take-next-steps-towards-mobile-virtualization-platform

http://www.vmware.com/products/mobile/

http://www.vmware.com/company/news/releases/mvp.html

http://www.maximumpc.com/article/news/vmware_hopes_run_2_smartphone_oses_once_virtualization

Última atualização em Sex, 24 de Dezembro de 2010 15:37
 

comentários  

 
0 #1 Muito legal 24-12-2010 04:06
Que legal! Não vejo a hora de ver esse negócio funcionando!!!

Aldo
Citar
 

Comentar


Código de segurança
Atualizar