Kernel 3.0 do Linux está chegando PDF Imprimir E-mail
Escrito por Luís Talora   
Ter, 31 de Maio de 2011 22:29

Em 29 de maio, foi liberada a versão 3.0-rc1 do kernel (núcleo) do sistema operacional Linux. Porém, não espere mudanças realmente significativas.

Segundo o próprio Linus Torvalds, "pai" do kernel do Linux, em tradução aproximada: "eu decidi simplesmente fazer um sacrifício e chamar a próxima versão [do kernel] 3.0. Ela será lançanda bastante próxima da marca dos 20 anos, o que é desculpa suficiente para mim; se bem que, honestamente, a razão real é que eu simplesmente não posso mais contar confortavelmente acima de 40 [referindo-se ao release atual do kernel, 2.6.39]."

Linus Torvalds destacou ainda que não há mudanças revolucionárias na nova versão e nem nenhum código foi reescrito do zero - como ocorreu algumas vezes, em versões anteriores. Dentre as mudanças, vale destacar:


Melhorias no suporte a processadores Intel Sandy Bridge e suporte inicial ao seu sucessor, o Ivy Bridge;

Cleancache: a grosso modo, trata-se de um mecanismo que afeta diretamente a performance de alguns sistemas de arquivos (incluindo EXT4 e Btrfs), por meio de um mecanismo que dá acesso a memória transcendental (memória ou disco não visível ou endereçável diretamente pelo kernel);

Driver oficial para o Microsoft Kinect: baseado no código do projeto OpenKinect, o driver reconhece o sensor RGBA (stream de vídeo) e o sensor infravermelho.

Fora isso, pode-se esperar atualizações em diversos drivers, além de diversas correções. Nada, porém, diferente do ciclo normal de atualizações.


Fontes:

http://www.osnews.com/story/24801/Linux_Kernel_3_0_Announced_to_No_Fan_Fare
http://tecnoblog.net/66559/kernel-linux-3-0-mudancas/
http://info.abril.com.br/noticias/blogs/zonalivre/distribuicoes/nucleo-do-linux-atinge-versao-3-0/
Última atualização em Dom, 10 de Julho de 2011 18:53
 

Comentar


Código de segurança
Atualizar